quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

SALÁRIO MÍNIMO - Por HUMBERTO PINHO DA SILVA

 

 


  

Com as primeiras chuvas outonais, fui surpreendido, certa manhã, com pequeno “lago”, no chão da minha cozinha.

Rapidamente verifiquei que se tratava de caleira entupida, da casa contigua, há muito desabitada, desde que os proprietários – casal muito simpático, – foram internados num lar de idosos, pelas filhas.

Declararam, a quem lamentava a sorte dos pais, que viviam desafogadamente, que não tinham tempo disponível para cuidarem dos progenitores.

Tentei avisar uma das filhas, sem êxito. As herdeiras, recusaram, delicadamente, fazer a limpeza do telhado. Aguardam, certamente, que os pais passem desta vida, para elas terem melhor vida.

Não encontrei outro remédio, senão mandar limpar a caleira, que estava toda florida.

O trolha, que me fez o serviço, enquanto destramente executava a limpeza, iniciou diálogo comigo:

Lamentava-se da crise, que levou muitos postos de trabalho.

Disse-me que era encarregado de obras e ganhava razoavelmente, mas aos poucos, muito lentamente, o salário mínimo foi “crescendo” e os outros descendo, ao ponto da maioria dos operários, estarem, quase todos, com igual salário.

Para que não pensasse que era invejoso, esclareceu-me que concorda com a subida do salário mínimo, que é uma miséria; -“ mas os outros devem, também, subirem um pouquinho.” Afirmou.

E concluiu deste jeito: - “ O salário mínimo a subir, e os outros a descerem, qualquer dia estamos todos, incluível os reformados, no salário de miséria!”

E filosoficamente: rematou -“ a não ser que se pretenda que só existam duas classes: os ricos, que tudo têm, e os pobres que nada têm…”

Devo informar, os curiosos, que o trabalho foi eficiente. Nunca mais choveu na minha cozinha.



HUMBERTO PINHO DA SILVA  - Porto, Portugal.
publicado por solpaz às 11:39

Um comentário:

  1. "E filosoficamente:" aqui no Brasil, essa é a política canalha iniciada no governo do FHC (Fernando Henrique Cardoso, que não gosta de aposentados e que chegou a chamá-los de vagabundos), e que o governo PTralha do Lulla da Silva & Roussef gostou e está aplicando com mais rigor. É essa comunistada que praticou terrorismo neste País, tentou derrubar o governo e implantar sua ditadura do tipo dos irmãos Castro (em Cuba) e Chavista (na Venezuela), assim como outros "porcarias" da América Latina.

    ResponderExcluir